Muito se discute sobre as altas cargas tributárias no país, é inegável que nesse cenário utilizar do conhecimento e ter uma boa assessoria para Planejamentos Tributários e uma possível redução orçamentária passa a ser uma ótima pedida. Você médico, cansado de tributos tão altos e que deseja entender sobre diminuição da carga de impostos dentro da legalidade, nos acompanhe para entender melhor.
IMPORTANTE: No caso da carreira médica a melhor opção é a abertura de um CNPJ, pois como pessoa física você pagará 27,5% em impostos.
Exemplo:
Se você fatura R$10.000,00 optante pelo Lucro Presumido, contribui com as seguintes porcentagens:
- PIS: 0,65%
- COFINS: 3,0%
- IRPJ: 4,8%
- CSLL: 2,88%
- ISS: 5,0%
Essas Tributações totalizam 16,33% do seu faturamento.
No caso da opção pelo Simples Nacional, a carreira médica está enquadrada no anexo 5, automaticamente com alíquotas a partir de 15,5%.
A grande questão é que de fato muitos profissionais da carreira médica estão sujeitos a tributações maiores em função do desconhecimento. Entenda:
- Utilizando o Fator R você pode deixar de pagar 15,5% e pagar 6%.
- Dependendo da categoria da empresa e de quanto ela gasta com folha de pagamento em relação ao seu faturamento, ela pode ser enquadrada no Anexo III e pagar menos tributos, talvez esteja pensando, não terei a redução, não tenho despesas com folha de pagamento e por isso continuarei sendo cotado com 15,5%.
E se eu te dissesse, que as despesas de folha de pagamento incluem seu pró-labore? Não seria uma ótima notícia?
Sendo assim, utilizando um pró-labore é possível reduzir as taxas de contribuição de 15,5% para 6%, além disso o pró-labore também dá direito a diversos benefícios interessantes. Por exemplo, a aposentadoria pelo INSS, Auxílio-Doença, Pensão por morte e Licença Maternidade.
Em resumo: se a folha de pagamento da empresa (incluindo o pró-labore) corresponder a, no mínimo, 28% do faturamento, ela se encaixa no Anexo 3, com incidência de impostos menor que o anexo 5.
Além de todas essas opções, ainda existe a possibilidade de se equiparar um CNPJ médico a um hospital, o que reduziria ainda mais a carga tributária.
Como saber o percentual correto?
O melhor caminho é através de um Planejamento Tributário, que é uma ferramenta onde o contador simula todos os cenários de acordo com o valor mensal do médico, tipo de serviço que presta, local onde o serviço é prestado, etc.
Entre em contato com a Blue Consult para fazer seu acompanhamento e planejamento conosco.
Dúvidas? Procure a Blue, faremos um Planejamento Tributário e apresentaremos uma solução pensada para você.