Imóvel Comercial: Comprar ou Alugar?

Tempos atrás, lançamos um artigo que mostrava como avaliar se era financeiramente mais interessante comprar ou alugar um imóvel residencial. Nele você aprendia a calcular a taxa de aluguel, o cálculo que mostra a opção mais rentável. Clica aqui para ler.

Hoje voltamos ao tema, mas falando dos imóveis comerciais. Com as devidas adaptações nas taxas de juros, o mesmo cálculo do primeiro artigo pode ser feito aqui para se obter a resposta matemática. Mas como não se trata de uma decisão só matemática, levantamos vários pontos que você deve considerar.

Vamos lá.

Quando é melhor alugar?

  • Taxa de crescimento: Se você ainda não tem previsão do quanto seu negócio irá crescer nos próximos 5 anos, a flexibilidade de um contrato de aluguel vai facilitar uma eventual mudança para um novo local, mais adequado às suas necessidades.
  • Desvalorização: Se a valorização é um dos atrativos para a compra, o contrário também é válido. Um imóvel desvalorizado é bem difícil de vender. Mais um ponto para o aluguel.
  • Amarrar o capital: Se o seu negócio está no início ou em ampliação, faz mais sentido investir seu capital nele do que na compra de um imóvel. Simples assim.
  • Você quer mesmo ser o dono? Antes de fazer a opção pela compra, você deve calcular o tempo extra que irá te custar ser o proprietário do seu espaço comercial. Ocupar-se com manutenções e obrigações pode te tomar um tempo que talvez fosse melhor utilizado no seu negócio.
  • Crescendo ou encolhendo? Um imóvel próprio pode ser algo problemático caso seu negócio esteja reduzindo as atividades ou mesmo aumentando, ocasião em que pode ser preciso se desfazer do espaço atual para adquirir algo maior ou menor. Renegociar um contrato de aluguel é muito mais simples.

Vantagens da compra

  • O ponto perfeito: para alguns tipos de negócio, especialmente de comércio e serviço, localização é tudo. Caso seu ponto seja num local privilegiado (a esquina onde todo mundo passa), você não vai arriscar perder essa vantagem competitiva simplesmente porque o proprietário deu na veneta. Se o local for seu, não haverá essa preocupação.
  • Valorização: Está num momento de baixa no valor dos imóveis, em uma região que está crescendo, é o tipo de ocasião onde vale considerar seriamente a compra. É muito provável que esse imóvel (e seu negócio) se valorize com o passar do tempo.
  • O zelo do dono: Não é raro ver empresários reclamando da falta de limpeza, manutenção e segurança nos espaços que alugam. Isso porque dependem da boa vontade do proprietário para tomar certas medidas. Se o espaço for seu, você tem carta branca.
  • Mudanças caras: Caso seu negócio use equipamentos especializados, maquinários ou instalações difíceis e caras de mover, ter a propriedade do imóvel também é interessante. Outra coisa, imagina que você tenha feito várias adaptações no imóvel e precise desfazê-las pois o proprietário não quis mais renovar o aluguel.

Não decida sem ouvir um especialista

Mesmo considerando todos os pontos acima, tenha sempre as pessoas certas do seu lado, te orientando antes de cada etapa dessa decisão.

A Blue dispõe de consultoria financeira especializada, que irá analisar seu orçamento, calcular todas as taxas envolvidas e, finalmente, expor claramente os prós e contras de uma decisão ou outra.

Saiba mais, através de um dos nossos canais. Você pode nos ligar (61 3546-5349), mandar e-mail ([email protected]) ou clicar aqui pelo celular e falar direto no nosso Zap.

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo.

Se inscreva e fique sabendo de todas as nossas novidades.
Whatsapp
×
Whatsapp Message

Informe os dados abaixo para iniciar a conversa:










Solicite o BPO

Financeiro e ganhe agilidade

na sua empresa!

O guia definitivo da malha fina.

Insira seu melhor e-mail para baixar.
Uma vez por semana a gente deixa no seu inbox um resumo com tudo de bom que rolou por aqui. Se não gostar, é só cancelar.
Pode ser?

Ola visitante

como podemos te ajudar?

Deixe sua mensagem