BEAR MARKET

O QUE É E COMO FUNCIONA

Reproduzir vídeo

Nesse artigo, iremos explorar o conceito de Bear Market, explicando como você pode se preparar para esse momento do mercado e como tirar proveito dele, aumentando seus lucros.

O mercado financeiro costuma seguir uma tendência, que é a direção na qual o preço de um ativo está se movendo naquele momento. Assim, a compreensão das diferenças entre as tendências é essencial para a melhor tomada de decisão a respeito de investimentos, já que diferentes tendências podem gerar condições de mercado totalmente diferentes.

Um bear market (mercado em baixa), consiste em uma tendência de baixa sustentada, em que os preços estão caindo continuamente. Pode ser desafiador para fazer operações de trading ou mesmo investir, principalmente para iniciantes.

O que é um bear market?

Um bear market pode ser definido como um período de queda dos preços em um mercado financeiro. A operação em bear markets pode ser extremamente arriscada e complexa para investidores inexperientes.

Os movimentos que compõem uma tendência de alta podem ser lentos e constantes, enquanto os movimentos de queda tendem a ser mais nítidos e bruscos. Isso acontece pois, quando os preços começam a cair, muitos traders abandonam às pressas suas posições nos mercados, visando a manutenção de uma posição em dinheiro ou com o objetivo de garantir lucros em suas posições long (posições compradas). A principal consequência dessa movimentação é um efeito dominó, atingindo muitos vendedores simultaneamente. Caso o mercado esteja altamente alavancado, a queda pode ser ampliada e liquidações em massa apresentarão um efeito cascata mais acentuado, resultando em uma enorme onda de venda.

Seu oposto direto, o bull market (mercado em alta) também possui fases de euforia, onde os preços aumentam a taxas extremas, as correlações estão mais altas e a maior parte dos ativos valoriza em conjunto. Em geral, em um bear market o sentimento do investidor em relação ao mercado é negativo; nesse período o sentimento do mercado é geralmente de baixa. Ou seja, existe uma expectativa geral de que os preços caiam, para que os traders possam se posicionar de acordo, caso apareça alguma oportunidade.

Diferença entre bull market e bear market

Mercados em baixa podem ter longos períodos de consolidação, com movimentações laterais ou variações nas ações do preço. São momentos em que a volatilidade do mercado é mais baixa e há pouca atividade de trading acontecendo.

Esses períodos acontecem de maneira mais corriqueira em bear market, já que longos períodos de quedas nos preços não costumam atrair investidores.

Um outro fator que deve ser considerado é a possibilidade de entrar em uma posição short para um ativo. Se não for possível vendê-lo com margem ou usando derivativos, os traders irão desenvolver uma visão de baixa em relação ao mercado e trocarão seus ativos por dinheiro ou stablecoins, o que pode gerar uma tendência de baixa mais prolongada com pouco interesse de compra, resultando em uma ação lateral de preço e um mercado mais lento.

Como fazer trades em um bear market

Caso o trader não se sinta confortável com a queda dos preços, o ideal seria simplesmente esperar até que o mercado supere o período de bear market. Se existir a expectativa de um período de bull market em um futuro próximo, é possível que o trader saia com alguma vantagem. Caso sua estratégia de investimento seja a longo prazo, um bear market não é necessariamente um sinal para venda.

Quando falamos a respeito de trading e investimentos, é aconselhável realizar a negociação observando a tendência do mercado. Por essa razão, outra estratégia lucrativa nos mercados em baixa pode ser a abertura de posições short: no momento em que os preços dos ativos estão em queda, isso pode fazer com que os traders venham a lucrar. A operação na mesma direção da tendência (seja ela um day trade, swing trade, position trade, etc) já possibilita o lucro mesmo em um momento de baixa.

Existem traders que buscam por oportunidades de trade “contra a tendência”. No caso de um bear market, seria a entrada em uma posição long durante um salto (bounce), movimento conhecido como “bear market rally”. Tais movimentos podem ser extremamente voláteis, já que muitos traders tentam aproveitar a oportunidade de entrar em uma posição long, durante um salto de curto prazo. Entretanto, caso o bear market geral não tenha tido seu encerramento confirmado, entende-se que a tendência de baixa será retomada na sequência do salto (bounce).

Traders bem sucedidos obtêm lucros e saem de suas posições long antes da retomada da tendência de baixa; caso contrário, podem ficar retidos em suas posições long enquanto o período de bear market continua, por essa razão essa é uma estratégia muito arriscada, mesmo para traders com certa experiência na realização de operações.

Em geral, durante um bear market, os investidores possuem um sentimento negativo em relação ao mercado – ou seja, espera-se a queda dos preços. Entretanto, isso não significa que todos os participantes do mercado estejam em posições short, mas sim que existe uma expectativa geral de queda dos preços que permitirão que os traders possam se adequar de acordo com as oportunidades que surgirem.

A recomendação mais simples durante esse período, principalmente para investidores iniciantes, é a de manutenção de seus ativos em dinheiro enquanto aguardam uma melhor oportunidade para fazer trades. É aconselhável seguir a tendência do mercado antes de tomar qualquer decisão em relação aos seus investimentos.

Whatsapp
×
Whatsapp Message

Informe os dados abaixo para iniciar a conversa:










Solicite o BPO

Financeiro e ganhe agilidade

na sua empresa!

O guia definitivo da malha fina.

Insira seu melhor e-mail para baixar.
Uma vez por semana a gente deixa no seu inbox um resumo com tudo de bom que rolou por aqui. Se não gostar, é só cancelar.
Pode ser?

Ola visitante

como podemos te ajudar?

Deixe sua mensagem