Finalizando a trilogia do Delegue sem dor, vamos direto à parte 3.
Caso você não tenha visto a Parte 1 e a Parte 2 você pode acessar clicando nos links.
Vamos lá!
Delegue sem dor
1. Por que o problema volta maior
Quando você delega uma atividade, muitas vezes o problema vai pequeno e volta grande, certo?
Por que ele volta maior?
São alguns fatores:
- A equipe precisa entender o propósito da atividade: Entender o por quê. Entender todo o processo;
- Você precisa delegar o problema: Envolva a equipe na solução;
- Você deve acompanhar: Isso não dá para delegar;
- A equipe deve ser madura o suficiente para acompanhar você: Sua equipe é um bebê ou uma criança?
- Você precisa treinar mais sua equipe: Treinamento não acaba nunca. Crie uma tabela de treinamentos contínuos;
- Você não pode atrofiar sua equipe: Sua equipe tem que pensar junto de você. Dessa forma você vai fazer ela entender que está no mesmo barco.
2. Como você não deve delegar
Delegar tarefas não quer dizer se desligar destas.
Em última instância, a responsabilidade é sua. Você é o dono da empresa. Você não pode, simplesmente “jogar a batata quente” no colo de sua equipe.
Desta forma, você não deve:
- Passar atividades, sem explicar o por quê e sua importância;
- Passar uma atividade que sua equipe não esteja preparada para fazer;
- Não explicar qual o resultado esperado;
- Não definir pontos de controle e de acompanhamento;
- Não definir um responsável claro da atividade (“Cachorro com dois donos morre de fome”);
- Não definir um prazo para execução;
- Quando receber a atividade e esta não estiver de acordo com o esperado, dizer apenas que está ruim ou mal feito, sem identificar claramente os pontos a serem melhorados.
3. Etapas para delegar
- Identificar claramente o problema a ser resolvido;
- Saber quem é capaz do quê e suas habilidades em termos de tempo e afinidade;
- Selecionar a pessoa mais adequada;
- Verificar seu próprio nível de confiança em relação à pessoa;
- Encontrar, juntos, a solução para o problema;
- Definir a tarefa a ser executada e os resultados esperados;
- Passar autonomia necessária e os meios;
- Esclarecer a tomada de decisões;
- Definir pontos de controle e formas de acompanhamento;
- Se necessário, ajudar a iniciar a tarefa.
4. Reunião de alinhamento
Depois que você entendeu todo o processo e a importância de se delegar uma tarefa, é importante alinhar isso com a equipe.
Faça uma reunião de alinhamento para dar o pontapé inicial nesta nova etapa da empresa.
Diga que de hoje em diante as coisas serão diferentes.
Diga que você conta com eles para fazer as coisas funcionarem melhor.
Demonstre confiança que existirá mudança, primeiro em você e depois neles.
Diga como funcionará o processo de delegação de atividades.
Diga que você irá contar com eles para resolver problemas, não para executar atividades.
Mostre como funcionará o acompanhamento das tarefas.
Diga a importância de se dar retorno.
Motive todos a colaborar.
Celebre essa mudança.
Todos sairão animados e motivados, mas você sabe, só você sabe, que a prática, o dia a dia será difícil.
Mas você está preparado para assumir o controle de sua empresa.
Isso você não vai delegar pra ninguém!
E assim, terminamos esse importante tema!
Luis Filipe Winther – Fundador e CEO do Nucont