O primeiro passo, para uma boa análise da situação financeira e patrimonial, baseada nos indicadores contábeis, da sua empresa, é entender o que eles são e, para que servem.
Os chamados, indicadores contábeis, são responsáveis por fornecer informações preciosas a respeito das operações de qualquer empresa. Através destes, é possível realizar uma análise por meio de fórmulas matemáticas utilizadas para examinar as demonstrações financeiras.
Esses indicadores obedecem ao regime de competência, ou seja, eles se referem ao mês em que foi gerada aquela obrigação. Por exemplo, uma mercadoria comprada em abril e paga em maio, teve seu fato gerador no mês de abril, logo essa mercadoria estará nos indicadores do mês de abril.
Juntos, tais indicadores, podem ser tão ou mais importantes do que a visão de caixa, dependendo do tipo de empresa.
Em resposta a uma análise financeira, muito empreendedores levam em consideração muitos elementos, dentre eles podemos citar o faturamento, os valores que tem a pagar e a receber ou, pelo patrimônio que a empresa tem. Todavia, se analisados separadamente, esses fatores dizem muito pouco a respeito da real situação econômica da empresa. Por isso, é preciso ter uma noção global das estatísticas e da dinâmica patrimonial da sua empresa para realizar uma gestão mais inteligente.
Para realizar uma consulta, mais profunda sobre a situação do seu negócio, tomar decisões mais precisas e corretas, os gestores devem gerar e dominar os indicadores contábeis e, somente com o auxílio de uma contabilidade parceira, o empresário terá dados confiáveis para tal. Com essas informações, será possível avaliar o desempenho e analisar as tendências das operações financeiras da empresa.
Dentre os principais indicadores contábeis, podemos destacar três:
- Análise do lucro líquido
- Retorno sobre investimentos (ROI)
- Indicadores de Rentabilidade e Giro do Ativo
Vamos entender melhor cada uma desses indicadores?
Análise do lucro líquido
Por meio desse indicador é possível verificar o lucro que a empresa gerou, após deduzir todos os encargos tributários, despesas operacionais, contribuições sociais e, todos os demais gastos realizados pela empresa.
É o ponto final no seu Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), uma das principais responsabilidades do setor contábil. Com esses dados o empresário conseguirá ter uma visão verdadeira sobre quanto dinheiro sua empresa realmente gerou.
Indo um pouco além, podemos dividir o lucro líquido pelo faturamento, por exemplo, e obter a margem líquida em percentual, fundamental para a realização de comparativos e projeções futuras visando a otimização da gestão do negócio.
Retorno sobre investimentos (ROI)
Um dos indicadores de maior relevância, o ROI, é um dos indicadores para avaliar se as ações executadas pela sua empresa estão trazendo os resultados esperados.
Utilizando este indicador, os gestores conseguem avaliar desde o retorno com o marketing, até a viabilidade ou não do negócio em se manter operante.
ROI = Lucro Líquido / Valor do Investimento
O ROI serve como base de direcionamento de investimentos, isto é, onde será melhor empregar seu dinheiro e ações para o crescimento da sua empresa. A partir desse indicador, onde aplicar seu dinheiro será uma decisão muito mais fácil!
Indicadores de Rentabilidade e Giro do Ativo
Os dois estão associados aos ativos da empresa. O primeiro mede a capacidade da organização de transformar esses ativos em lucro, um dos principais objetivos de qualquer gestão. Através dele, é possível saber a qualidade das suas vendas, quanto lucro você realmente consegue extrair do volume de vendas, etc.
O Giro do Ativo determinará o número de vezes que a empresa recuperou os valores investidos no ativo por meio das vendas. Com esse indicador você fará uma análise mais quantitativa, sabendo quantas vendas realiza por exemplo.
Assim como os outros indicadores, o Giro do Ativo é bem peculiar de cada mercado. Para uma empresa do ramo de varejo, por exemplo, talvez um bom número seja girar o seu ativo 0,8 vezes no ano, enquanto que para uma empresa do ramo de combustíveis um número mínimo seria de 2,5 vezes ao ano.
Não há dúvidas de que todos os indicadores contábeis serão extremamente fundamentais para uma gestão eficiente, possibilitando obter uma visão completa do empreendimento.
Os indicadores, assim como outras diversas ferramentas, são essenciais para a tomada de decisão. Não os subestime. Cobre do seu contador esses números, estude e faça o seu negócio crescer.
A Blue Consult acredita na contabilidade como agente de mudança onde o contador é fundamental para a geração, análise e uso destas informações, auxiliando assim o empresário com conhecimentos técnicos, consultivos e principalmente de fácil compreensão sempre que ele precisar.