Faremos uma avaliação geral para o seu conhecimento de tributações e entendimento da melhor forma de tributar dentro da legalidade com maior lucratividade. Nos acompanhe e esteja sempre informado:
- É permitido que um Médico com CRM regular atue como pessoa física
- O primeiro e importantíssimo ponto a ser destacado é o recolhimento mensal, o médico plantonista deve fazer contribuições mensais,
- A tributação é realizada ao final de cada mês;
- Soma-se toda renda mensal recebida de hospitais e clínicas para efetuar as tributações.
Exemplificando para melhor entendimento:
Ao somar todos os plantões mensais o rendimento totalizou R$ 5.000,00. Esse valor se enquadra na última faixa de tributação do IRPF, portanto será tributado em 27,5%, sendo assim, o imposto a ser recolhido é R$ 505,70.
O recolhimento será feito até o último dia do mês seguinte por meio do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).
Recolhimento do INSS
Se deseja garantir uma aposentadoria futura é muito importante que não se esqueça do recolhimento do INSS.
Seguindo o exemplo dos valores anteriores, o recolhimento será de 20%, além do recolhimento IRPF.
IMPORTANTE:
Caso o recolhimento não seja feito mensalmente o médico plantonista receberá um alerta da Receita Federal para que faça o recolhimento com juros e multa. O mesmo acontecerá com a contribuição de INSS.
Médico plantonista se encaixa no processo de equiparação hospitalar e pode reduzir os impostos a pagar. Quer saber como funciona? A Blue conta com advogados e contadores capazes de te auxiliar.
Deseja economizar nas tributações e utilizar CNPJ? Fale conosco.